O projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, tem, entre as suas ações na ilha das Flores, a melhoria do habitat para a sua espécie-alvo, o Tarphius floresensis (escaravelho-cascudo-da-mata), em várias áreas de intervenção, sendo uma delas a Lagoa Rasa.
Trata-se de uma zona onde o avanço da espécie invasora Hedychium gardnerianum (conteira) representou um grande desafio para a equipa do projeto. Com o apoio da Câmara Municipal das Lajes das Flores, foi possível limpar uma extensa área desta invasora, onde se tem vindo a proceder à plantação de espécies endémicas, tanto lenhosas (cedro-do-mato, louro-da-terra e urze) como herbáceas (pé-de-pomba e o patalugo-menor), produzidas pelos Serviços Florestais das Flores e pelo Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico.
Deste modo, e através de um trabalho colaborativo, a recuperação do habitat está no bom caminho, contribuindo para mitigar a grande ameaça à biodiversidade que representam as espécies exóticas invasoras.