O projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, reuniu-se recentemente com o projeto RESCUE – Resgate da Extinção de Espécies Endémicas de Plantas e Escaravelhos das Ilhas Selvagens, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da implementação de ambos os projetos.
O projeto RESCUE é coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, na ilha da Madeira, e pretende salvaguardar um conjunto de espécies únicas que se encontram em risco de extinção, incluindo o escaravelho longicórneo do Ilhéu de Fora (Deucalion oceanicum).
Apesar de envolverem espécies que ocupam diferentes tipos de habitat, ambos os projetos identificaram pontos em comum no que respeita à preservação da flora e aos desafios inerentes à monitorização e conservação de escaravelhos num contexto insular.
Estas reuniões de networking inserem-se na ação E.2 – Networking, Disseminação e Transferência/Replicabilidade. A partilha de experiências e metodologias aplicadas representa uma mais-valia tanto para projetos que estão a terminar, permitindo a transferência ou replicabilidade dos seus trabalhos de conservação, como para projetos que estão a começar beneficiando de conhecimentos já testados em campo.