O Eucaliptal do Algar do Carvão é uma das áreas de intervenção do projeto LIFE BEETLES, na ilha Terceira, onde a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas pretende aumentar e melhorar as condições do habitat da espécie-alvo do projeto, o carocho-da-terra-brava (𝘛𝘳𝘦𝘤𝘩𝘶𝘴 𝘵𝘦𝘳𝘳𝘢𝘣𝘳𝘢𝘷𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴).
Esta área tem revelado indicadores positivos de regeneração de flora nativa, após as intervenções do projeto no âmbito do corte e desmanche de eucaliptos. Ao remover estas árvores exóticas, deram-se as condições de solo, luz e espaço necessárias para que a vegetação nativa começasse a proliferar.
Já é possível observar a rebentação de novas plântulas de espécies endémicas no espaço onde os eucaliptos foram removidos. Observa-se ainda o desenvolvimento considerável de árvores jovens de espécies como o sanguinho (𝘍𝘳𝘢𝘯𝘨𝘶𝘭𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), o azevinho (𝘐𝘭𝘦𝘹 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢) e o louro-da-terra (𝘓𝘢𝘶𝘳𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢).
A Secretaria Regional e a equipa do Projeto congratulam-se com o sucesso evidente das ações de conservação do LIFE BEETLES, do qual é exemplo a regeneração natural deste 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵.