- Controlo de Acacia melanoxylon e outras plantas invasoras; Plantação de flora endémica.
O projeto LIFE BEETLES e o Parque Natural da Ilha das Flores juntaram-se numa missão para controlar a flora invasora da Ribeira do Fundão nas Lajes das Flores. Assim, pretende-se contribuir para a proteção de um habitat prioritário de uma espécie de escaravelho endémica da Ilha das Flores, o Escaravelho-cascudo-da-mata (Tarphius floresensis), abrangido como espécie-alvo pelo projeto LIFE BEETLES.
Para tal, desafiamos a Câmara Municipal das Lajes, a Junta de Freguesia das Lajes e a empresa de animação turística Experience OC a juntarem-se a nós no dia 3 de Março de 2021.
A atividade coincide com o Dia Mundial da Vida Selvagem, no qual contaremos com a participação de voluntários que se disponibilizem para os efeitos de controlo de flora invasora e plantio de flora endémica, promovendo as condições de habitat natural do artrópode endémico da ilha das Flores.
Turno da manhã: 09:30h – 12:30h Controlo de Acacia melanoxylon e outras invasoras (Experience OC).
Turno da tarde: 13:30h – 16:30h Plantação de flora endémica (CM e JF das Lajes).
Ponto de encontro: Serviço de Ambiente da Ilha das Flores
Os participantes são aconselhados a levar o seu próprio material (luvas, navalhas, enxadas, etc) bem como a sua máscara higiénica, devido às condições atuais de pandemia por Covid-19.
O envolvimento da comunidade no contexto da preservação da vida selvagem e na conservação da biodiversidade é crucial para o sucesso de projetos como o LIFE BEETLES bem como para a resiliência dos ecossistemas a longo prazo! Contamos com vocês!