Na EU, apenas 17% dos habitats e espécies, e somente 11% dos principais ecossistemas protegidos pela legislação da EU, se encontram num estado favorável, apesar das medidas tomadas de luta contra a perda da biodiversidade.
Estas ações foram anuladas pelas continuas e crescentes pressões causadas: alteração do uso do solo, sobre-exploração dos recursos, propagação de espécies invasoras, poluição e alterações climáticas, são fatores que se mantiveram constantes ou a acentuar.
A proteção e a restauração da biodiversidade e o bom funcionamento dos ecossistemas são fundamentais para reforçar a nossa resiliência e prevenir o aparecimento e a propagação de futuras doenças.
A Estratégia Europeia para a Biodiversidade, estabelece um conjunto de compromissos até 2030, sob o lema “Trazer a natureza de volta às nossas vidas”, que se destina a inverter a perda de Biodiversidade e que se foca no restauro da natureza.
Há ainda que reforçar a aplicação do regulamento da UE relativo às espécies exóticas invasoras onde se procura minimizar e, sempre que possível, eliminar a introdução e o estabelecimento de espécies exóticas no ambiente da UE. O objetivo será “gerir as espécies exóticas invasoras estabelecidas e diminuir em 50 % o número de espécies da Lista Vermelha que elas ameaçam.”
Aceda ao documento legal aqui