Ilha: Pico
Código: PIC5_6_7_8As parcelas desta área de intervenção encontram-se nas margens da Lagoa do Caiado, inserindo-se por isso na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lagoa do Caiado. Estes terrenos foram outrora alvo de pastoreio, estando por isso maioritariamente ocupados por pastagem seminatural, onde se conseguem observar alguns pequenos núcleos de herbáceas, briófitos, fetos, gramíneas e algumas árvores e arbustos endémicos. Esta vegetação nativa acompanha as linhas de água existentes no terreno, descendo até à margem da lagoa. Da fauna de invertebrados é de destacar a grande diversidade de aranhas e insetos endémicos, e em especial, o Laurocho (Pseudanchomenus aptinoides), um escaravelho endémico da ilha do Pico e espécie-alvo do projeto.
O que pretendemos fazer
Sendo esta área identificada como zona potencial de distribuição do Laurocho (Pseudanchomenus aptinoides), pretende-se uma monitorização e melhor gestão deste habitat. Como zona de captação de água potável que serve a população do Município de São Roque, pretende-se ainda impulsionar o aumento dos serviços de ecossistema. Neste contexto, o projeto LIFE BEETLES pretende:
– Proceder à vedação da área, travando a entrada de gado e impedir a degradação do habitat;
– Reconverter a pastagem, através do controlo de flora invasora, plantação de espécies endémicas e dispersão de esporos de fetos nativos;
– Implementar Soluções Baseadas na Natureza (SBN) por forma a aumentar o potencial de captação de água e prestação de serviços de ecossistema para a comunidade.
Para conhecer mais sobre as nossas ações clique AQUI