Ilha: Flores
Código: FLO1A área de intervenção LIFE BEETLES aqui representada insere-se no Planalto Central e na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé, estando entre os 700 e os 800 m de altitude. Esta é uma das mais bem conservadas áreas de distribuição do escaravelho-cascudo-da-mata (Tarphius floresensis), endémico da Ilha das Flores. A área é caracterizada por extensas zonas de turfeira arborizada. Devido à sua localização e difícil acesso, esta área de intervenção continua ainda bastante pristina. No entanto, já é visível uma clara ameaça por parte das espécies invasoras à qualidade deste habitat, principalmente nas bermas dos acessos.
O que pretendemos fazer
As espécies invasoras degradam muito a qualidade do habitat, na maioria dos casos devido à sua rápida dispersão. O seu controlo numa fase inicial de invasão de uma área é essencial para a manutenção ou melhoria de um habitat. O projeto LIFE BEETLES pretende:
– Monitorizar regularmente a área de intervenção, identificando potenciais focos de flora invasora no local, com a utilização de drone;
– Atuar de forma eficaz e precoce perante focos de espécies de flora invasora;
– Manter a qualidade de habitat disponível para a espécie Tharphius floresensis e outros artrópodes nativos.
Para conhecer mais sobre as nossas ações clique AQUI