O projeto LIFE BEETLES, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, associou-se ao projeto de voluntariado da Olhar Poente – Associação Desenvolvimento, promovendo três ações de voluntariado com três equipas de voluntários nacionais e internacionais da empresa Critical Techworks (grupo BMW), que consistiram na remoção de espécies exóticas invasoras e plantação de espécies endémicas.
As atividades ocorreram nas áreas de intervenção do projeto – Mata de Eucaliptos do Algar do Carvão (remoção de espécies invasoras) e Mata de Eucaliptos das Furnas do Enxofre (plantação de espécies endémicas) – na ilha Terceira.
No total das três atividades, foram removidos cerca de 80 kg da espécie invasora conteira (Hedychium gardnerianum) e foram plantadas 146 plantas (Morella faya, Viburnum trealasei e Erica azorica).
Estas ações de voluntariado são importantes para a sensibilização do público sobre a importância do projeto e o seu papel na conservação da natureza única dos Açores. Este tipo de atividade insere-se na ação C5 – Voluntariados e Acordos de Custódia.