A Miragem – arte cinemática na paisagem, uma mostra cuja 4ª edição se concretiza entre 18 a 20 de julho de 2024, na ilha do Pico, Açores, compreende projeções de filmes em várias paisagens da ilha, ao ar livre. Ao propor a instalação da tela em diferentes entornos da ilha, a Miragem convida a um re-enquadramento do olhar, situando assim a reflexão sobre a imagem, sobre a natureza e sobre a paisagem — que existe em torno e na tela, bem como no espaço singular que surge entre elas.
Além das exibições, o evento conta com uma parceria com o projeto Life Beetles, um projeto de conservação da Natureza desenvolvido pela Secretaria Regional do Ambiente e da Ação Climática e cujo principal objetivo é o de melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estatuto de conservação de 3 espécies de escaravelhos endémicos dos Açores.
No dia 19 de Julho a exibição marcada para a Lagoa do Caiado (paisagens altas da ilha do Pico) é antecedida por uma ação de plantação de endémicas fruto desta parceria, uma conversa e um jantar-convívio.
Horário:
19 de Julho, Lagoa do Caiado
18h – 20h — sessão de plantação de endémicas
20h – 21h30 — jantar convívio
21h30 — sessão de filmes + conversa
*Todo o evento é de participação gratuita.
Programa de filmes:
– A vaca que rumina (La vache qui rumine), de Georges Rey
– Mau leite (Mala Leche), de Naomi Uman
– O que os humanos vêem como sangue, os jaguares vêem como chicha (Lo que los humanos ven
como sangre, los jaguares ven como chicha), de Luciana Decker